ACTOR SCHOOL
A EDUCAÇÃO PELA ARTE

ACTOR SCHOOL
A REPRESENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL
O projeto ACTOR SCHOOL nasce com o propósito de levar a arte da representação às escolas e espaços culturais, proporcionando às crianças, jovens e adultos uma experiência educativa inovadora, divertida e transformadora. Através de jogos teatrais, exercícios criativos e dinâmicas de grupo, os alunos desenvolvem competências essenciais que vão muito além do palco.
Trabalhamos com diferentes faixas etárias, adaptando os conteúdos e metodologias ao nível de desenvolvimento de cada grupo, numa abordagem lúdica e pedagógica que promove o crescimento pessoal, social e emocional dos participantes.
Objetivos:
- Estimular a criatividade, a imaginação e a expressividade das crianças e jovens
- Desenvolver competências de comunicação, empatia e trabalho em equipa
- Melhorar a autoestima, a concentração e o controlo emocional
- Criar um espaço seguro onde todos se sintam livres para experimentar e crescer
- Valorizar a arte e a cultura como elementos fundamentais da educação
As sessões são orientadas por profissionais com experiência em teatro e pedagogia, num ambiente seguro, inclusivo e acolhedor.
A ACTOR SCHOOL é muito mais do que aulas de representação – é um caminho para formar seres humanos mais confiantes, conscientes e criativos.

TURMA
INFANTIL
(3 aos 6 anos)
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – Infantil (3 aos 6 anos)
O projeto ACTOR SCHOOL para as crianças dos 3 aos 6 anos tem como missão despertar nas crianças o prazer de se expressarem, de criarem e de se relacionarem, através do teatro enquanto ferramenta lúdica e pedagógica.
Numa fase em que o desenvolvimento emocional, social e motor é essencial, utilizamos jogos teatrais, movimento, música e faz-de-conta para proporcionar experiências ricas, seguras e divertidas.
Objetivos principais:
- Estimular a imaginação e a criatividade – através do faz-de-conta, da criação de personagens e histórias
- Promover a expressão verbal e corporal – incentivando cada criança a usar a sua voz, o seu corpo e as suas emoções
- Favorecer o desenvolvimento social – com jogos de grupo que promovem a partilha, a escuta e o respeito pelo outro
- Reforçar a autoestima e a confiança – criando um espaço onde a criança se sente valorizada, ouvida e segura para ser quem é
- Explorar o movimento, o som e o ritmo – integrando a expressão artística de forma natural e divertida
Cada aula é uma viagem de descoberta, onde brincar é o caminho e o teatro é o meio para crescer com alegria, empatia e imaginação.
A ACTOR SCHOOL no Jardim de Infância é o início de uma aventura mágica, onde cada criança é protagonista da sua própria história.
PROGRAMA ACTOR SCHOOL – Infantil (3 aos 6 anos)
Para a Turma Infantil (3 aos 6 anos), o foco principal é a descoberta lúdica, através da imaginação, do movimento, do som e da brincadeira simbólica. O teatro nesta fase serve como estímulo ao desenvolvimento emocional, motor, social e linguístico.
MÓDULO 1: DESCOBRIR O CORPO E O ESPAÇO
Objetivo: Familiarizar-se com o corpo e o espaço de forma lúdica.
Boas-vindas e jogo do nome com gestos
Andar como animais – Grande, pequeno, rápido, lento
Congela! – Jogo de parar e recomeçar com música
Espelho mágico – Imitar movimentos do colega
Quem ocupa o espaço? – Explorar formas de caminhar e parar
MÓDULO 2: EMOÇÕES E EXPRESSÕES
Objetivo: Explorar expressões faciais e emocionais de forma divertida.
Cara de quê? – Expressar alegria, medo, tristeza, surpresa
A minha emoção favorita – Representar com corpo e som
As emoções do boneco – Histórias simples com marionetas
A dança dos sentimentos – Movimento livre com músicas emocionais
Espelho das emoções – Repetir expressões faciais do colega
MÓDULO 3: FAZ DE CONTA
Objetivo: Desenvolver a imaginação e a brincadeira simbólica.
Somos animais da selva
Vamos à lua! – Viagem imaginária
Transforma-te num objeto – Brincar de ser uma árvore, avião, pedra
Na cozinha mágica – Fazer comida invisível com gestos e sons
O guarda-chuva encantado – Cada um imagina o seu mundo
MÓDULO 4: HISTÓRIAS E PERSONAGENS
Objetivo: Trabalhar a narração simples e personagens lúdicas.
História com sons – Criar sons para acompanhar uma narrativa
O saco das personagens – Tirar objetos e criar personagens
A história começa com… – Inventar coletivamente
Fantoches e vozes – Brincar com marionetas simples
Vamos contar a história com o corpo – Teatro corporal
MÓDULO 5: MOVIMENTO E RITMO
Objetivo: Explorar o ritmo, a música e o movimento expressivo.
Marcha musical – Parar, avançar, recuar com música
Danças livres com fitas ou lenços
Bater palmas e pés – Ritmo corporal
O som do silêncio – Escutar e parar
Desenho com o corpo – Fazer formas no ar com braços e pernas
MÓDULO 6: CELEBRAÇÃO CRIATIVA
Objetivo: Consolidar experiências e partilhar com outros.
Preparar uma mini história em grupo
Escolher personagens preferidas e representar
Pequena apresentação para a sala ou pais
Dançar e contar como foi o teatro
Festa final com diplomas e partilha de desenhos ou memórias

TURMA
1º CICLO
(6 aos 10 anos)
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – 1º Ciclo (6 aos 10 anos)
O projeto ACTOR SCHOOL oferece às crianças dos 6 aos 10 anos um espaço criativo e seguro onde podem crescer enquanto comunicadores, pensadores e seres humanos sensíveis e expressivos. Através de jogos teatrais, improvisações e atividades de grupo, promovemos o desenvolvimento pessoal e social das crianças de forma divertida e significativa.
Numa fase em que a imaginação é rica e a necessidade de se expressarem é vital, o teatro torna-se uma poderosa ferramenta educativa e emocional.
Objetivos principais:
- Estimular a criatividade e o pensamento imaginativo – com jogos simbólicos, construção de histórias e criação de personagens
- Desenvolver a expressão verbal e corporal – trabalhando a clareza, o tom, a articulação e a expressividade corporal
- Promover o trabalho em equipa e a empatia – através de dinâmicas cooperativas, escuta ativa e respeito pelas ideias dos outros
- Reforçar a autoestima e a autonomia – incentivando a criança a confiar nas suas ideias e a partilhá-las com o grupo
- Desenvolver competências de comunicação e concentração – essenciais para o percurso escolar e social
As aulas da ACTOR SCHOOL são espaços de experimentação e descoberta, onde cada criança é encorajada a ser curiosa, criativa e confiante.
Aqui, o teatro é mais do que arte – é uma forma de aprender a estar no mundo com voz, corpo e emoção.
PROGRAMA ACTOR SCHOOL – 1º Ciclo (6 aos 10 anos)
Para o 1º Ciclo (6 aos 10 anos), o foco principal é garantir uma progressão pedagógica equilibrada, com foco no lúdico, na expressão e no desenvolvimento social e emocional.
MÓDULO 1: CONFIANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL
Objetivo: Explorar o corpo, o espaço e a relação com os outros.
Boas-vindas e apresentação lúdica – Jogos de nomes e dinâmicas de grupo
Corpo em movimento – Jogos de aquecimento corporal e ritmo
Ocupação do espaço – Explorar o espaço com jogos de congelar e andar criativo
Espelhos e imitações – Jogo do espelho, seguir o líder
Esculturas vivas – Formar imagens com o corpo em grupo
MÓDULO 2: VOZ E EXPRESSÃO VERBAL
Objetivo: Desenvolver o uso da voz, articulação e entoação.
Descobrir a voz – Jogos de sons e onomatopeias
Articulação e ritmo verbal – Trabalhar trava-línguas e frases rápidas
Jogo das emoções – Dizer frases com diferentes emoções
Histórias faladas – Narrativas em grupo com vozes diferentes
MÓDULO 3: IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE
Objetivo: Estimular a fantasia e a criação livre.
Objetos imaginários – Fingir utilizar objetos invisíveis
Transformação de objetos – Um objeto, muitos usos
Histórias improvisadas – Contar uma história em cadeia
Cenas sem palavras – Mímica criativa
Desenho em movimento – “Desenhar” no ar com o corpo
MÓDULO 4: PERSONAGENS E SITUAÇÕES
Objetivo: Trabalhar construção de personagens e cenas.
Criação de personagens simples – Através de adereços ou movimentos
Jogo das profissões – Imitar várias profissões com expressividade
Animais em cena – Movimentos e sons de animais
Situações do dia a dia – Improvisações baseadas na escola, casa, etc.
Pequenas cenas em pares – Improvisações rápidas
MÓDULO 5: CONSTRUÇÃO DE CENA E COLABORAÇÃO
Objetivo: Trabalhar a construção coletiva e a escuta ativa.
Jogo “sim e...” – Aceitação e continuidade numa cena
Improvisar em grupo – Três ou quatro crianças por cena
Roda de histórias – Inventar uma história por turnos
Teatro de objetos – Usar objetos como personagens
Mini-cena com tema – Criar uma cena com tema sugerido
MÓDULO 6: ENSAIOS E APRESENTAÇÃO FINAL
Objetivo: Aplicar o aprendido numa apresentação lúdica e simples.
Escolher tema coletivo – Criação de cena ou história original
Divisão de papéis e ensaio 1 – Ensaio com apoio
Desenvolvimento e adaptação – Trabalhar entradas, saídas, transições
Ensaio geral – Simulação da apresentação
Apresentação lúdica – Para colegas ou familiares
Reflexão e celebração – Partilha de experiências e entrega de diplomas

TURMA
2º CICLO
(10 aos 12 anos)
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – 2º Ciclo (10 aos 12 anos)
A transição para a pré-adolescência é marcada por grandes descobertas, dúvidas e desafios.
O projeto ACTOR SCHOOL acompanha esse processo oferecendo um espaço criativo, seguro e estimulante onde as crianças podem desenvolver competências emocionais, sociais e artísticas através do teatro.
Com base em jogos teatrais, improvisações orientadas e atividades de grupo, este programa ajuda cada aluno a expressar-se com autenticidade, a ganhar consciência de si e do outro e a fortalecer a sua confiança.
Objetivos principais:
- Explorar a expressão individual e coletiva – através da criação de personagens, cenas e jogos de improvisação
- Desenvolver o pensamento criativo e crítico – estimulando a imaginação e a reflexão sobre temas próximos da sua realidade
- Reforçar competências sociais e emocionais – como a empatia, o trabalho em equipa, a escuta ativa e a cooperação
- Aprofundar a comunicação verbal e não verbal – promovendo clareza, intenção e consciência no uso da voz e do corpo
- Aumentar a autoestima e a capacidade de decisão – dando espaço para cada aluno se afirmar e contribuir de forma positiva
O teatro, nesta fase, é mais do que uma atividade artística – é uma ferramenta de autoconhecimento, expressão e conexão com o mundo.
A ACTOR SCHOOL ajuda cada criança a descobrir o seu potencial, a criar com liberdade e a crescer com consciência.
PROGRAMA ACTOR SCHOOL – 2º Ciclo (10 aos 12 anos)
Para a Turma do 2º Ciclo (10 aos 12 anos), o foco principal é aprofundar algumas técnicas, trabalhar com mais consciência corporal e emocional, e introduzir conceitos básicos de dramaturgia e improvisação mais estruturada.
MÓDULO 1: INTRODUÇÃO, CONFIANÇA E EXPRESSÃO
Objetivo: Criar um grupo coeso, estimular a confiança e desbloquear o corpo e a voz.
Dinâmicas de apresentação e integração – Jogos de nomes, confiança e escuta
Consciência corporal – Movimento no espaço, níveis, ritmos
Expressão facial e corporal – Trabalhos com espelhos e estátuas
Libertar a voz – Jogos de articulação, projeção e entoação
Jogo das Emoções – Expressar emoções através de corpo e voz
MÓDULO 2: IMPROVISAÇÃO E CRIATIVIDADE
Objetivo: Estimular a imaginação, espontaneidade e trabalho em grupo.
Improvisação livre com objetos – Objetos imaginários e usos criativos
Cadeia de histórias – Continuar a história do colega
Improviso com obstáculos – Cena com desafios inesperados
Improvisar a partir de imagens ou sons
Improvisação com início e fim definidos – Estrutura simples
MÓDULO 3: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM
Objetivo: Explorar a criação de personagens físicas e psicológicas.
Caminhar como... – Construção corporal da personagem
Criação de personagens com adereços
Personagens opostas em cena – Conflito como motor dramático
Famílias imaginárias – Relações entre personagens
Cena improvisada entre personagens criadas
MÓDULO 4: EXPRESSÃO VERBAL E DRAMATURGIA
Objetivo: Trabalhar o texto dramático e a leitura expressiva.
Leitura expressiva de pequenos diálogos
Recriação de diálogos com diferentes emoções
Inventar diálogos entre personagens conhecidas
Escrever uma cena em grupo
Dizer um texto como se fosse teu – A apropriação do discurso
MÓDULO 5: JOGOS DE CENA E CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA
Objetivo: Compor cenas curtas e trabalhar a interação em palco.
O que vem a seguir? – Completar cenas inacabadas
Improviso com regras – Só perguntas, só negativas, etc.
Criação de cena com entrada e saída definidas
Cenas baseadas em temas atuais (amizade, escola, redes sociais)
Cenas em grupos fixos – preparação para ensaios
MÓDULO 6: ENSAIOS E APRESENTAÇÃO FINAL
Objetivo: Consolidar a aprendizagem e apresentar um trabalho final.
Escolha do tema da apresentação final
Divisão de grupos e papéis, início de ensaios
Ensaios com feedback e ajustes
Ensaio geral com marcações e transições
Apresentação final + momento de partilha/reflexão

TURMA
3º CICLO
(12 aos 15 anos)
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – 3º Ciclo (12 aos 15 anos)
Na adolescência, os jovens procuram o seu lugar no mundo, desafiam limites e exploram novas formas de se expressar. O projeto ACTOR SCHOOL oferece um espaço onde podem crescer com liberdade, criatividade e reflexão, através da linguagem teatral.
Neste ciclo, o foco está na identidade, na expressão consciente, na capacidade de pensar criticamente e na interação com o outro. As aulas combinam jogos teatrais, improvisações e criação de cenas, permitindo ao jovem experimentar o palco como espelho e como ponte.
Objetivos principais:
- Explorar a identidade pessoal e coletiva – encorajando a expressão de sentimentos, ideias e vivências através de personagens e situações
- Fortalecer a comunicação e a expressão artística – com exercícios de voz, corpo e interpretação
- Estimular o pensamento crítico e criativo – através de temas atuais e da criação autoral
- Promover empatia, escuta e trabalho em grupo – essenciais na convivência e no desenvolvimento emocional
- Desenvolver autonomia e responsabilidade artística – dando espaço à criação individual e à construção coletiva
A ACTOR SCHOOL para o 3.º ciclo não é só teatro — é espaço de descoberta, de crescimento e de transformação. É onde os jovens aprendem a falar de si e do mundo com corpo, voz e consciência.
PROGRAMA ACTOR SCHOOL – 3º Ciclo (12 aos 15 anos)
Para a Turma do 3º Ciclo (12 aos 15 anos), o foco principal é aprofundar ainda mais a exploração teatral, com foco no pensamento crítico, na criação de cenas com maior complexidade emocional e social, e no desenvolvimento de uma presença em palco mais consciente e segura.
MÓDULO 1: INTEGRAÇÃO E EXPLORAÇÃO PESSOAL
Objetivo: Criar coesão no grupo, explorar identidade e desbloquear corpo e voz.
Dinâmicas de grupo e confiança – Quebra-gelo, escuta e foco
Consciência corporal e espacial – Movimento com música, níveis, ritmo
Corpo e identidade – Criar poses que representem aspetos de si próprio
Libertar a voz – Respiração, dicção, projeção vocal
Retrato emocional – Expressar emoções através de imagem corporal
MÓDULO 2: CRIAÇÃO DE PERSONAGENS
Objetivo: Trabalhar construção física e psicológica de personagens.
Personagem a partir do andar – Alterações de postura e energia
Caracterização com acessórios ou objetos
Improvisar biografias – Quem é esta personagem? O que esconde?
Cenas de confronto entre personagens contrastantes
Famílias e grupos em cena – Dinâmicas de poder e afeto
MÓDULO 3: IMPROVISAÇÃO COM REGRAS DRAMÁTICAS
Objetivo: Estimular criatividade dentro de estruturas teatrais.
Improvisos com restrições – Só perguntas, sem palavras, etc.
Improvisos em tempo limitado – Cena com início, meio e fim em 1 minuto
Improvisar com estímulos visuais/sonoros
Improvisar com temas sociais (bullying, redes sociais, inclusão)
Improvisos a partir de textos reais (notícias, excertos)
MÓDULO 4: DRAMATURGIA E CONSTRUÇÃO CÉNICA
Objetivo: Desenvolver a escrita, leitura e interpretação de textos teatrais.
Leitura expressiva de monólogos e diálogos curtos
Criação de cena escrita a partir de improviso
Adaptação de contos ou textos literários para teatro
Escrever sobre si ou sobre o mundo – Teatro íntimo e social
Montagem de cenas curtas com textos originais ou adaptados
MÓDULO 5: PRESENÇA EM PALCO E COMPOSIÇÃO TEATRAL
Objetivo: Aprimorar a presença, a escuta e a marcação em cena.
Trabalho de silêncio e escuta em palco
Entradas e saídas – impacto e intenção
Construção de tensão dramática
Movimento em cena – níveis, planos e ritmos
Composição visual e coralidade – imagem coletiva em palco
MÓDULO 6: CRIAÇÃO COLETIVA E APRESENTAÇÃO FINAL
Objetivo: Desenvolver um projeto final colaborativo.
Escolher tema central da apresentação (criação original)
Divisão de grupos e desenvolvimento das cenas
Ensaios com direção e ajustes cênicos
Ensaio geral com todos os elementos técnicos
Apresentação final + reflexão e feedback em grupo

TURMA
SECUNDÁRIO
(15 aos 18 anos)
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – Secundário (15 aos 18 anos)
Na reta final do percurso escolar, os jovens vivem um período de grande transformação: afirmam identidades, questionam o mundo e procuram o seu papel na sociedade. A ACTOR SCHOOL oferece-lhes um espaço criativo, livre e seguro onde podem explorar estas dimensões através da linguagem teatral.
O teatro aqui é uma ferramenta de autoconhecimento, reflexão e expressão consciente, mas também um meio de desenvolvimento de competências cruciais para o futuro pessoal, académico e profissional.
Objetivos principais:
- Estimular o pensamento crítico e a criação autoral – através de cenas originais, temas contemporâneos e teatro como reflexão sobre o mundo
- Aprimorar a comunicação e presença em público – trabalhando a expressão verbal, a escuta ativa e a linguagem não verbal
- Explorar emoções, identidade e relações humanas – com improvisações, monólogos e construção de personagens reais ou simbólicas
- Desenvolver trabalho colaborativo e responsabilidade coletiva – em projetos de criação em grupo e apresentação final
- Valorizar a arte como meio de expressão, transformação e intervenção social – incentivando o jovem a dar voz às suas ideias
Através da ACTOR SCHOOL, os jovens tornam-se protagonistas do seu próprio crescimento, com mais consciência, sensibilidade e confiança.
PROGRAMA ACTOR SCHOOL – Secundário (15 aos 18 anos)
Para a Turma do Secundário (15 aos 17 anos), o foco principal é mais aprofundado na criação autoral, pensamento crítico, interpretação complexa e construção coletiva. Podemos explorar temas contemporâneos, expressão de identidade, trabalho com texto dramático e composição cénica com mais autonomia.
MÓDULO 1: INÍCIO E DESBLOQUEIO
Objetivo: Quebra de barreiras, escuta, foco, consciência corporal e vocal.
Integração e escuta em grupo – Jogos de confiança e de ritmo coletivo
Corpo em cena – Movimentos conscientes, tensão e relaxamento
Voz e respiração – Projeção vocal e articulação com intenção
Corpo + Voz = Emoção – Jogo de variações expressivas
Presença em silêncio – O poder da escuta e da quietude
MÓDULO 2: IDENTIDADE, EMOÇÃO E IMAGINAÇÃO
Objetivo: Exploração pessoal, emocional e imaginativa.
Quem sou eu? – Improvisos sobre identidade e experiências pessoais
Jogo das emoções reais – Trabalhar verdade emocional
Objetos com memória – Improvisar a partir de objetos simbólicos
Espaços imaginários e simbólicos – Cena no “lugar impossível”
Histórias do corpo – Movimentos que contam memórias
MÓDULO 3: PERSONAGENS E RELAÇÕES
Objetivo: Criação complexa de personagens e relações cênicas.
Personagens realistas vs. caricaturais
Relações de poder em cena – Domínio/submissão, conflito
O outro em mim – Representar alguém muito diferente
Improvisos com biografias inventadas
Cena dramática com conflito emocional intenso
MÓDULO 4: DRAMATURGIA E TEXTO TEATRAL
Objetivo: Interpretação e criação de textos teatrais.
Leitura expressiva de autores contemporâneos
Reescrever textos clássicos no presente
Escrita coletiva de cena com tema livre
Improvisação a partir de notícias reais
Montagem de cenas com texto original
MÓDULO 5: ESTÉTICA E COMPOSIÇÃO CÉNICA
Objetivo: Criar cenas com intenção estética e poética.
Cena sem palavras – Teatro físico e visual
Jogo das imagens vivas – Composição em grupo com música
Cena sobre o mundo – Criar a partir de temas sociais (identidade, futuro, redes, ambiente)
Teatro documentário – Trabalhar com depoimentos e testemunhos
Combinação de linguagens – Som, movimento, luz imaginada
MÓDULO 6: CRIAÇÃO AUTORAL E APRESENTAÇÃO FINAL
Objetivo: Construção coletiva de um espetáculo original.
Escolha e estruturação do espetáculo final – tema, linguagem e forma
Divisão de papéis e ensaio dirigido
Ensaios com foco em expressão e ritmo coletivo
Ensaio geral com ajustes técnicos e cênicos
Apresentação final + partilha e reflexão em grupo

TURMA
ADULTOS
(18+ anos)
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – Adultos (18+ anos)
A ACTOR SCHOOL para adultos é um espaço de descoberta, expressão e crescimento pessoal, onde o teatro é utilizado como ferramenta para muito mais do que subir a palco — é um caminho para comunicar melhor, desbloquear o corpo e a mente, e reencontrar o prazer de criar.
Num ambiente seguro, livre de julgamento, trabalhamos com jogos teatrais, improvisação, expressão corporal e vocal, proporcionando experiências que ativam o lado criativo, fortalecem a autoestima e desenvolvem competências interpessoais e profissionais.
Objetivos principais:
- Melhorar a comunicação e a presença em público – com exercícios de voz, expressão corporal e improvisação
- Estimular a criatividade e a espontaneidade – explorando o faz-de-conta, o jogo dramático e a criação de personagens
- Reforçar a empatia, escuta e trabalho em grupo – com dinâmicas de confiança, cooperação e partilha
- Desbloquear tensões e promover o bem-estar emocional – através da expressão simbólica e da libertação criativa
- Desenvolver o autoconhecimento e a autenticidade – permitindo a cada participante conhecer-se melhor e confiar na sua voz interior
Seja com ou sem experiência anterior, cada adulto é acolhido com respeito, liberdade e incentivo à descoberta.
A
ACTOR SCHOOL é um lugar onde o teatro encontra a vida – e transforma quem o vive.
PROGRAMA ACTOR SCHOOL – Adultos (18+ anos)
Para a Turma dos Adultos (18+ anos), o foco principal pode ter objetivos muito diversos: expressão pessoal, superação de bloqueios, comunicação, desenvolvimento criativo, autoconhecimento ou mesmo iniciação artística. Por isso, o programa combina jogos teatrais, exercícios expressivos, improvisação e criação de forma adaptada à realidade, ritmo e interesses dos participantes.
MÓDULO 1: DESBLOQUEIO E CONFIANÇA
Objetivo: Quebrar o gelo, criar grupo e desenvolver escuta e presença.
Apresentações criativas e dinâmicas de confiança
Consciência corporal e respiração – Ritmo, espaço e presença
Exploração vocal – Projeção, articulação, musicalidade da fala
Jogos de escuta e atenção no grupo
Corpo e voz em sintonia – Trabalhos sensoriais e expressivos
MÓDULO 2: EXPRESSÃO EMOCIONAL E CRIATIVA
Objetivo: Explorar a expressividade e a imaginação pessoal.
As emoções em cena – Jogos para representar estados emocionais
Improvisar a partir de objetos e memórias
Personagens internas e arquétipos
Criação de pequenas histórias improvisadas
Corpo simbólico – Exploração de movimentos e gestos com significado
MÓDULO 3: CRIAÇÃO DE PERSONAGENS
Objetivo: Desenvolver personagens físicas e psicológicas.
Corpo do personagem – Andar, postura, energia
Voz do personagem – Tom, ritmo, intenção
Biografia inventada – Quem é esta pessoa?
Encontro de personagens improváveis
Cena improvisada entre personagens criados
MÓDULO 4: JOGOS DE CENA E DRAMATURGIA
Objetivo: Trabalhar textos, relações em cena e estrutura dramática.
Improvisos com regras (sem palavras, só perguntas...)
Trabalhar textos curtos com intenção e subtexto
Criação de cenas a partir de situações reais
Dramaturgia espontânea – escrever e testar em palco
Criação coletiva de uma cena a partir de um tema comum
MÓDULO 5: CENA E PRESENÇA EM PALCO
Objetivo: Aprimorar a escuta, o ritmo e o trabalho de palco.
Marcações e movimentação consciente
Silêncio e pausa como elementos dramáticos
Tensão dramática e composição cênica
Coralidade – o grupo como unidade poética
Preparação de cenas para apresentação
MÓDULO 6: CRIAÇÃO FINAL E PARTILHA
Objetivo: Aplicar as aprendizagens num processo criativo autónomo.
Escolha do formato de apresentação (cena, instalação, mostra aberta)
Divisão de papéis e ensaios com direção partilhada
Ensaios com feedback e afinação estética
Ensaio geral e preparação do espaço
Apresentação final + partilha/reflexão individual e coletiva

TURMA
SÉNIOR
(60+ anos)
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – Sénior (60+ anos)
A ACTOR SCHOOL para Séniores é um espaço de valorização pessoal, partilha e expressão através do teatro. Acreditamos que a criatividade não tem idade, e que o palco pode ser um lugar de reencontro com as memórias, com os outros e consigo mesmo.
Este programa foi pensado especialmente para pessoas com mais de 60 anos, promovendo o bem-estar emocional, a autoestima, a socialização e a estimulação cognitiva, através de jogos teatrais, expressão corporal, voz e criação de histórias.
Objetivos principais:
- Estimular a memória, a atenção e o raciocínio – com exercícios criativos, dinâmicos e divertidos
- Promover a expressão pessoal e emocional – através da palavra, da voz e do movimento
- Fomentar o convívio, a empatia e o espírito de grupo – num ambiente acolhedor e respeitador
- Valorizar a experiência e a identidade de cada participante – criando espaço para contar e transformar histórias
- Reforçar a autoestima e o sentido de utilidade – mostrando que o palco continua a ser um lugar de descoberta e de celebração
Com ou sem experiência anterior, todos são bem-vindos. O importante é a vontade de participar, explorar e divertir-se.
Porque o teatro, tal como a vida, se vive com verdade, emoção e partilha.
PROGRAMA ACTOR SCHOOL – Sénior (60+ anos)
Para a Turma Sénior o foco principal é uma forma maravilhosa de promover bem-estar, expressão, memória, autoestima e convivência. Nesta faixa etária, o foco deve ser em atividades acessíveis, estimulantes, respeitadoras do ritmo de cada pessoa e altamente relacionais.
MÓDULO 1: BOAS-VINDAS, EXPRESSÃO E RELAÇÃO
Objetivo: Criar grupo, confiança e desbloquear expressão corporal e vocal.
Apresentação e dinâmicas de grupo – Jogos de nomes e de escuta
Corpo em movimento – Alongamentos suaves e ocupação do espaço
Voz e respiração – Exercícios de projeção e dicção simples
Espelho e imitação – Jogo do reflexo corporal e emocional
Jogo das emoções – Expressar sentimentos com rosto, corpo e voz
MÓDULO 2: MEMÓRIA E HISTÓRIAS PESSOAIS
Objetivo: Trabalhar a memória afetiva e o valor da experiência de vida.
Objetos com memória – Contar histórias a partir de um objeto simbólico
Viagem ao passado – Teatro de lembranças (infância, escola, trabalho)
Recontar uma história vivida por outro
Construção coletiva de memória – Recriar uma cena da época
Cena do quotidiano antigo – Improvisar um momento da vida
MÓDULO 3: IMAGINAÇÃO E FAZ-DE-CONTA
Objetivo: Estimular a fantasia, criatividade e libertação simbólica.
Transformar objetos comuns em algo novo
Improvisação com lugares imaginários – Uma viagem a um mundo diferente
Quem sou eu? – Criar personagens diferentes de si
Improviso livre com adereços
História inventada em grupo – Cada um acrescenta uma parte
MÓDULO 4: MOVIMENTO E EXPRESSÃO
Objetivo: Trabalhar o corpo com leveza e expressão rítmica.
Corpo musical – Movimento com diferentes ritmos sonoros
Andar como… – Personagens e emoções através do caminhar
Desenho com o corpo – Criar formas no espaço
Cena sem palavras – Teatro físico e mímica
Coralidade – Movimento em grupo ao som de palavras ou música
MÓDULO 5: DRAMATURGIA SIMPLES E INTERPRETAÇÃO
Objetivo: Introduzir o texto e a representação.
Leitura expressiva de poemas ou textos curtos
Improviso com frases dadas
Criação de cena simples com início-meio-fim
Interpretação de cena do quotidiano
Ensaio de mini-cena criada em grupo
MÓDULO 6: CELEBRAÇÃO E PARTILHA
Objetivo: Preparar uma apresentação e refletir sobre a experiência.
Escolha do tema final – coletivo
Criação e divisão de papéis
Ensaios com apoio e encorajamento
Apresentação simbólica – Para colegas, família ou mesmo externa
Reflexão e celebração – Partilha, entrega de diplomas e feedback
Candidatura de ESCOLAS e ESPAÇOS CULTURAIS
para inserir a ACTOR SCHOOL nas suas atividades