ACTOR SCHOOL

A EDUCAÇÃO PELA ARTE

ACTOR SCHOOL


A REPRESENTAÇÃO COMO FERRAMENTA DE DESENVOLVIMENTO PESSOAL


O projeto ACTOR SCHOOL nasce com o propósito de levar a arte da representação às escolas e espaços culturais, proporcionando às crianças, jovens e adultos uma experiência educativa inovadora, divertida e transformadora. Através de jogos teatrais, exercícios criativos e dinâmicas de grupo, os alunos desenvolvem competências essenciais que vão muito além do palco.

Trabalhamos com diferentes faixas etárias, adaptando os conteúdos e metodologias ao nível de desenvolvimento de cada grupo, numa abordagem lúdica e pedagógica que promove o crescimento pessoal, social e emocional dos participantes.


Objetivos:

- Estimular a criatividade, a imaginação e a expressividade das crianças e jovens
- Desenvolver competências de comunicação, empatia e trabalho em equipa
- Melhorar a autoestima, a concentração e o controlo emocional
- Criar um espaço seguro onde todos se sintam livres para experimentar e crescer
- Valorizar a arte e a cultura como elementos fundamentais da educação


As sessões são orientadas por profissionais com experiência em teatro e pedagogia, num ambiente seguro, inclusivo e acolhedor.

A ACTOR SCHOOL é muito mais do que aulas de representação – é um caminho para formar seres humanos mais confiantes, conscientes e criativos.

TURMA

INFANTIL

(3 aos 6 anos)

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – Infantil (3 aos 6 anos)


O projeto ACTOR SCHOOL para as crianças dos 3 aos 6 anos tem como missão despertar nas crianças o prazer de se expressarem, de criarem e de se relacionarem, através do teatro enquanto ferramenta lúdica e pedagógica.


Numa fase em que o desenvolvimento emocional, social e motor é essencial, utilizamos jogos teatrais, movimento, música e faz-de-conta para proporcionar experiências ricas, seguras e divertidas.



Objetivos principais:

- Estimular a imaginação e a criatividade – através do faz-de-conta, da criação de personagens e histórias
- Promover a expressão verbal e corporal – incentivando cada criança a usar a sua voz, o seu corpo e as suas emoções
- Favorecer o desenvolvimento social – com jogos de grupo que promovem a partilha, a escuta e o respeito pelo outro
- Reforçar a autoestima e a confiança – criando um espaço onde a criança se sente valorizada, ouvida e segura para ser quem é
- Explorar o movimento, o som e o ritmo – integrando a expressão artística de forma natural e divertida


Cada aula é uma viagem de descoberta, onde brincar é o caminho e o teatro é o meio para crescer com alegria, empatia e imaginação.


A ACTOR SCHOOL no Jardim de Infância é o início de uma aventura mágica, onde cada criança é protagonista da sua própria história.

INSCREVER A TURMA

PROGRAMA ACTOR SCHOOL – Infantil (3 aos 6 anos)


Para a Turma Infantil (3 aos 6 anos), o foco principal é a descoberta lúdica, através da imaginação, do movimento, do som e da brincadeira simbólica. O teatro nesta fase serve como estímulo ao desenvolvimento emocional, motor, social e linguístico.

 

MÓDULO 1: DESCOBRIR O CORPO E O ESPAÇO

Objetivo: Familiarizar-se com o corpo e o espaço de forma lúdica.

Boas-vindas e jogo do nome com gestos

Andar como animais – Grande, pequeno, rápido, lento

Congela! – Jogo de parar e recomeçar com música

Espelho mágico – Imitar movimentos do colega

Quem ocupa o espaço? – Explorar formas de caminhar e parar

 

MÓDULO 2: EMOÇÕES E EXPRESSÕES

Objetivo: Explorar expressões faciais e emocionais de forma divertida.

Cara de quê? – Expressar alegria, medo, tristeza, surpresa

A minha emoção favorita – Representar com corpo e som

As emoções do boneco – Histórias simples com marionetas

A dança dos sentimentos – Movimento livre com músicas emocionais

Espelho das emoções – Repetir expressões faciais do colega

 

MÓDULO 3: FAZ DE CONTA

Objetivo: Desenvolver a imaginação e a brincadeira simbólica.

Somos animais da selva

Vamos à lua! – Viagem imaginária

Transforma-te num objeto – Brincar de ser uma árvore, avião, pedra

Na cozinha mágica – Fazer comida invisível com gestos e sons

O guarda-chuva encantado – Cada um imagina o seu mundo

 

MÓDULO 4: HISTÓRIAS E PERSONAGENS

Objetivo: Trabalhar a narração simples e personagens lúdicas.

História com sons – Criar sons para acompanhar uma narrativa

O saco das personagens – Tirar objetos e criar personagens

A história começa com… – Inventar coletivamente

Fantoches e vozes – Brincar com marionetas simples

Vamos contar a história com o corpo – Teatro corporal

 

MÓDULO 5: MOVIMENTO E RITMO

Objetivo: Explorar o ritmo, a música e o movimento expressivo.

Marcha musical – Parar, avançar, recuar com música

Danças livres com fitas ou lenços

Bater palmas e pés – Ritmo corporal

O som do silêncio – Escutar e parar

Desenho com o corpo – Fazer formas no ar com braços e pernas

 

MÓDULO 6: CELEBRAÇÃO CRIATIVA

Objetivo: Consolidar experiências e partilhar com outros.

Preparar uma mini história em grupo

Escolher personagens preferidas e representar

Pequena apresentação para a sala ou pais

Dançar e contar como foi o teatro

Festa final com diplomas e partilha de desenhos ou memórias

TURMA

1º CICLO

(6 aos 10 anos)

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – 1º Ciclo (6 aos 10 anos)


O projeto ACTOR SCHOOL oferece às crianças dos 6 aos 10 anos um espaço criativo e seguro onde podem crescer enquanto comunicadores, pensadores e seres humanos sensíveis e expressivos. Através de jogos teatrais, improvisações e atividades de grupo, promovemos o desenvolvimento pessoal e social das crianças de forma divertida e significativa.

Numa fase em que a imaginação é rica e a necessidade de se expressarem é vital, o teatro torna-se uma poderosa ferramenta educativa e emocional.

 

Objetivos principais:

- Estimular a criatividade e o pensamento imaginativo – com jogos simbólicos, construção de histórias e criação de personagens
- Desenvolver a expressão verbal e corporal – trabalhando a clareza, o tom, a articulação e a expressividade corporal
- Promover o trabalho em equipa e a empatia – através de dinâmicas cooperativas, escuta ativa e respeito pelas ideias dos outros
- Reforçar a autoestima e a autonomia – incentivando a criança a confiar nas suas ideias e a partilhá-las com o grupo
- Desenvolver competências de comunicação e concentração – essenciais para o percurso escolar e social

 

As aulas da ACTOR SCHOOL são espaços de experimentação e descoberta, onde cada criança é encorajada a ser curiosa, criativa e confiante.

 

Aqui, o teatro é mais do que arte – é uma forma de aprender a estar no mundo com voz, corpo e emoção.

INSCREVER A TURMA

PROGRAMA ACTOR SCHOOL – 1º Ciclo (6 aos 10 anos)


Para o 1º Ciclo (6 aos 10 anos), o foco principal é garantir uma progressão pedagógica equilibrada, com foco no lúdico, na expressão e no desenvolvimento social e emocional.

 

MÓDULO 1: CONFIANÇA E EXPRESSÃO CORPORAL

Objetivo: Explorar o corpo, o espaço e a relação com os outros.

Boas-vindas e apresentação lúdica – Jogos de nomes e dinâmicas de grupo

Corpo em movimento – Jogos de aquecimento corporal e ritmo

Ocupação do espaço – Explorar o espaço com jogos de congelar e andar criativo

Espelhos e imitações – Jogo do espelho, seguir o líder

Esculturas vivas – Formar imagens com o corpo em grupo

 

MÓDULO 2: VOZ E EXPRESSÃO VERBAL

Objetivo: Desenvolver o uso da voz, articulação e entoação.

Descobrir a voz – Jogos de sons e onomatopeias

Articulação e ritmo verbal – Trabalhar trava-línguas e frases rápidas

Jogo das emoções – Dizer frases com diferentes emoções

Histórias faladas – Narrativas em grupo com vozes diferentes

 

MÓDULO 3: IMAGINAÇÃO E CRIATIVIDADE

Objetivo: Estimular a fantasia e a criação livre.

Objetos imaginários – Fingir utilizar objetos invisíveis

Transformação de objetos – Um objeto, muitos usos

Histórias improvisadas – Contar uma história em cadeia

Cenas sem palavras – Mímica criativa

Desenho em movimento – “Desenhar” no ar com o corpo

 

MÓDULO 4: PERSONAGENS E SITUAÇÕES

Objetivo: Trabalhar construção de personagens e cenas.

Criação de personagens simples – Através de adereços ou movimentos

Jogo das profissões – Imitar várias profissões com expressividade

Animais em cena – Movimentos e sons de animais

Situações do dia a dia – Improvisações baseadas na escola, casa, etc.

Pequenas cenas em pares – Improvisações rápidas

 

MÓDULO 5: CONSTRUÇÃO DE CENA E COLABORAÇÃO

Objetivo: Trabalhar a construção coletiva e a escuta ativa.

Jogo “sim e...” – Aceitação e continuidade numa cena

Improvisar em grupo – Três ou quatro crianças por cena

Roda de histórias – Inventar uma história por turnos

Teatro de objetos – Usar objetos como personagens

Mini-cena com tema – Criar uma cena com tema sugerido

 

MÓDULO 6: ENSAIOS E APRESENTAÇÃO FINAL

Objetivo: Aplicar o aprendido numa apresentação lúdica e simples.

Escolher tema coletivo – Criação de cena ou história original

Divisão de papéis e ensaio 1 – Ensaio com apoio

Desenvolvimento e adaptação – Trabalhar entradas, saídas, transições

Ensaio geral – Simulação da apresentação

Apresentação lúdica – Para colegas ou familiares

Reflexão e celebração – Partilha de experiências e entrega de diplomas

TURMA

2º CICLO

(10 aos 12 anos)

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – 2º Ciclo (10 aos 12 anos)


A transição para a pré-adolescência é marcada por grandes descobertas, dúvidas e desafios.

O projeto ACTOR SCHOOL acompanha esse processo oferecendo um espaço criativo, seguro e estimulante onde as crianças podem desenvolver competências emocionais, sociais e artísticas através do teatro.

Com base em jogos teatrais, improvisações orientadas e atividades de grupo, este programa ajuda cada aluno a expressar-se com autenticidade, a ganhar consciência de si e do outro e a fortalecer a sua confiança.

 

Objetivos principais:

- Explorar a expressão individual e coletiva – através da criação de personagens, cenas e jogos de improvisação
- Desenvolver o pensamento criativo e crítico – estimulando a imaginação e a reflexão sobre temas próximos da sua realidade
- Reforçar competências sociais e emocionais – como a empatia, o trabalho em equipa, a escuta ativa e a cooperação
-  Aprofundar a comunicação verbal e não verbal – promovendo clareza, intenção e consciência no uso da voz e do corpo

- Aumentar a autoestima e a capacidade de decisão – dando espaço para cada aluno se afirmar e contribuir de forma positiva

 

O teatro, nesta fase, é mais do que uma atividade artística – é uma ferramenta de autoconhecimento, expressão e conexão com o mundo.

 

A ACTOR SCHOOL ajuda cada criança a descobrir o seu potencial, a criar com liberdade e a crescer com consciência.

INSCREVER A TURMA

PROGRAMA ACTOR SCHOOL – 2º Ciclo (10 aos 12 anos)


Para a Turma do 2º Ciclo (10 aos 12 anos), o foco principal é aprofundar algumas técnicas, trabalhar com mais consciência corporal e emocional, e introduzir conceitos básicos de dramaturgia e improvisação mais estruturada.

 

MÓDULO 1: INTRODUÇÃO, CONFIANÇA E EXPRESSÃO

Objetivo: Criar um grupo coeso, estimular a confiança e desbloquear o corpo e a voz.

Dinâmicas de apresentação e integração – Jogos de nomes, confiança e escuta

Consciência corporal – Movimento no espaço, níveis, ritmos

Expressão facial e corporal – Trabalhos com espelhos e estátuas

Libertar a voz – Jogos de articulação, projeção e entoação

Jogo das Emoções – Expressar emoções através de corpo e voz

 

MÓDULO 2: IMPROVISAÇÃO E CRIATIVIDADE

Objetivo: Estimular a imaginação, espontaneidade e trabalho em grupo.

Improvisação livre com objetos – Objetos imaginários e usos criativos

Cadeia de histórias – Continuar a história do colega

Improviso com obstáculos – Cena com desafios inesperados

Improvisar a partir de imagens ou sons

Improvisação com início e fim definidos – Estrutura simples

 

MÓDULO 3: CONSTRUÇÃO DE PERSONAGEM

Objetivo: Explorar a criação de personagens físicas e psicológicas.

Caminhar como... – Construção corporal da personagem

Criação de personagens com adereços

Personagens opostas em cena – Conflito como motor dramático

Famílias imaginárias – Relações entre personagens

Cena improvisada entre personagens criadas

 

MÓDULO 4: EXPRESSÃO VERBAL E DRAMATURGIA

Objetivo: Trabalhar o texto dramático e a leitura expressiva.

Leitura expressiva de pequenos diálogos

Recriação de diálogos com diferentes emoções

Inventar diálogos entre personagens conhecidas

Escrever uma cena em grupo

Dizer um texto como se fosse teu – A apropriação do discurso

 

MÓDULO 5: JOGOS DE CENA E CONSTRUÇÃO DRAMÁTICA

Objetivo: Compor cenas curtas e trabalhar a interação em palco.

O que vem a seguir? – Completar cenas inacabadas

Improviso com regras – Só perguntas, só negativas, etc.

Criação de cena com entrada e saída definidas

Cenas baseadas em temas atuais (amizade, escola, redes sociais)

Cenas em grupos fixos – preparação para ensaios

 

MÓDULO 6: ENSAIOS E APRESENTAÇÃO FINAL

Objetivo: Consolidar a aprendizagem e apresentar um trabalho final.

Escolha do tema da apresentação final

Divisão de grupos e papéis, início de ensaios

Ensaios com feedback e ajustes

Ensaio geral com marcações e transições

Apresentação final + momento de partilha/reflexão

TURMA

3º CICLO

(12 aos 15 anos)

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – 3º Ciclo (12 aos 15 anos)


Na adolescência, os jovens procuram o seu lugar no mundo, desafiam limites e exploram novas formas de se expressar. O projeto ACTOR SCHOOL oferece um espaço onde podem crescer com liberdade, criatividade e reflexão, através da linguagem teatral.

Neste ciclo, o foco está na identidade, na expressão consciente, na capacidade de pensar criticamente e na interação com o outro. As aulas combinam jogos teatrais, improvisações e criação de cenas, permitindo ao jovem experimentar o palco como espelho e como ponte.

 

Objetivos principais:

- Explorar a identidade pessoal e coletiva – encorajando a expressão de sentimentos, ideias e vivências através de personagens e situações
-  Fortalecer a comunicação e a expressão artística – com exercícios de voz, corpo e interpretação
- Estimular o pensamento crítico e criativo – através de temas atuais e da criação autoral
- Promover empatia, escuta e trabalho em grupo – essenciais na convivência e no desenvolvimento emocional
- Desenvolver autonomia e responsabilidade artística – dando espaço à criação individual e à construção coletiva

 

A ACTOR SCHOOL para o 3.º ciclo não é só teatro — é espaço de descoberta, de crescimento e de transformação. É onde os jovens aprendem a falar de si e do mundo com corpo, voz e consciência.

INSCREVER A TURMA

PROGRAMA ACTOR SCHOOL – 3º Ciclo (12 aos 15 anos)


Para a Turma do 3º Ciclo (12 aos 15 anos), o foco principal é aprofundar ainda mais a exploração teatral, com foco no pensamento crítico, na criação de cenas com maior complexidade emocional e social, e no desenvolvimento de uma presença em palco mais consciente e segura.

 

MÓDULO 1: INTEGRAÇÃO E EXPLORAÇÃO PESSOAL

Objetivo: Criar coesão no grupo, explorar identidade e desbloquear corpo e voz.

Dinâmicas de grupo e confiança – Quebra-gelo, escuta e foco

Consciência corporal e espacial – Movimento com música, níveis, ritmo

Corpo e identidade – Criar poses que representem aspetos de si próprio

Libertar a voz – Respiração, dicção, projeção vocal

Retrato emocional – Expressar emoções através de imagem corporal

 

MÓDULO 2: CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

Objetivo: Trabalhar construção física e psicológica de personagens.

Personagem a partir do andar – Alterações de postura e energia

Caracterização com acessórios ou objetos

Improvisar biografias – Quem é esta personagem? O que esconde?

Cenas de confronto entre personagens contrastantes

Famílias e grupos em cena – Dinâmicas de poder e afeto

 

MÓDULO 3: IMPROVISAÇÃO COM REGRAS DRAMÁTICAS

Objetivo: Estimular criatividade dentro de estruturas teatrais.

Improvisos com restrições – Só perguntas, sem palavras, etc.

Improvisos em tempo limitado – Cena com início, meio e fim em 1 minuto

Improvisar com estímulos visuais/sonoros

Improvisar com temas sociais (bullying, redes sociais, inclusão)

Improvisos a partir de textos reais (notícias, excertos)

 

MÓDULO 4: DRAMATURGIA E CONSTRUÇÃO CÉNICA

Objetivo: Desenvolver a escrita, leitura e interpretação de textos teatrais.

Leitura expressiva de monólogos e diálogos curtos

Criação de cena escrita a partir de improviso

Adaptação de contos ou textos literários para teatro

Escrever sobre si ou sobre o mundo – Teatro íntimo e social

Montagem de cenas curtas com textos originais ou adaptados

 

MÓDULO 5: PRESENÇA EM PALCO E COMPOSIÇÃO TEATRAL

Objetivo: Aprimorar a presença, a escuta e a marcação em cena.

Trabalho de silêncio e escuta em palco

Entradas e saídas – impacto e intenção

Construção de tensão dramática

Movimento em cena – níveis, planos e ritmos

Composição visual e coralidade – imagem coletiva em palco

 

MÓDULO 6: CRIAÇÃO COLETIVA E APRESENTAÇÃO FINAL

Objetivo: Desenvolver um projeto final colaborativo.

Escolher tema central da apresentação (criação original)

Divisão de grupos e desenvolvimento das cenas

Ensaios com direção e ajustes cênicos

Ensaio geral com todos os elementos técnicos

Apresentação final + reflexão e feedback em grupo

TURMA

SECUNDÁRIO

(15 aos 18 anos)

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – Secundário (15 aos 18 anos)


Na reta final do percurso escolar, os jovens vivem um período de grande transformação: afirmam identidades, questionam o mundo e procuram o seu papel na sociedade. A ACTOR SCHOOL oferece-lhes um espaço criativo, livre e seguro onde podem explorar estas dimensões através da linguagem teatral.

O teatro aqui é uma ferramenta de autoconhecimento, reflexão e expressão consciente, mas também um meio de desenvolvimento de competências cruciais para o futuro pessoal, académico e profissional.

 

Objetivos principais:

- Estimular o pensamento crítico e a criação autoral – através de cenas originais, temas contemporâneos e teatro como reflexão sobre o mundo
-  Aprimorar a comunicação e presença em público – trabalhando a expressão verbal, a escuta ativa e a linguagem não verbal
- Explorar emoções, identidade e relações humanas – com improvisações, monólogos e construção de personagens reais ou simbólicas
- Desenvolver trabalho colaborativo e responsabilidade coletiva – em projetos de criação em grupo e apresentação final
- Valorizar a arte como meio de expressão, transformação e intervenção social – incentivando o jovem a dar voz às suas ideias

 

Através da ACTOR SCHOOL, os jovens tornam-se protagonistas do seu próprio crescimento, com mais consciência, sensibilidade e confiança.

INSCREVER A TURMA

PROGRAMA ACTOR SCHOOL – Secundário (15 aos 18 anos)


Para a Turma do Secundário (15 aos 17 anos), o foco principal é mais aprofundado na criação autoral, pensamento crítico, interpretação complexa e construção coletiva. Podemos explorar temas contemporâneos, expressão de identidade, trabalho com texto dramático e composição cénica com mais autonomia.

 

MÓDULO 1: INÍCIO E DESBLOQUEIO

Objetivo: Quebra de barreiras, escuta, foco, consciência corporal e vocal.

Integração e escuta em grupo – Jogos de confiança e de ritmo coletivo

Corpo em cena – Movimentos conscientes, tensão e relaxamento

Voz e respiração – Projeção vocal e articulação com intenção

Corpo + Voz = Emoção – Jogo de variações expressivas

Presença em silêncio – O poder da escuta e da quietude

 

MÓDULO 2: IDENTIDADE, EMOÇÃO E IMAGINAÇÃO

Objetivo: Exploração pessoal, emocional e imaginativa.

Quem sou eu? – Improvisos sobre identidade e experiências pessoais

Jogo das emoções reais – Trabalhar verdade emocional

Objetos com memória – Improvisar a partir de objetos simbólicos

Espaços imaginários e simbólicos – Cena no “lugar impossível”

Histórias do corpo – Movimentos que contam memórias

 

MÓDULO 3: PERSONAGENS E RELAÇÕES

Objetivo: Criação complexa de personagens e relações cênicas.

Personagens realistas vs. caricaturais

Relações de poder em cena – Domínio/submissão, conflito

O outro em mim – Representar alguém muito diferente

Improvisos com biografias inventadas

Cena dramática com conflito emocional intenso

 

MÓDULO 4: DRAMATURGIA E TEXTO TEATRAL

Objetivo: Interpretação e criação de textos teatrais.

Leitura expressiva de autores contemporâneos

Reescrever textos clássicos no presente

Escrita coletiva de cena com tema livre

Improvisação a partir de notícias reais

Montagem de cenas com texto original

 

MÓDULO 5: ESTÉTICA E COMPOSIÇÃO CÉNICA

Objetivo: Criar cenas com intenção estética e poética.

Cena sem palavras – Teatro físico e visual

Jogo das imagens vivas – Composição em grupo com música

Cena sobre o mundo – Criar a partir de temas sociais (identidade, futuro, redes, ambiente)

Teatro documentário – Trabalhar com depoimentos e testemunhos

Combinação de linguagens – Som, movimento, luz imaginada

 

MÓDULO 6: CRIAÇÃO AUTORAL E APRESENTAÇÃO FINAL

Objetivo: Construção coletiva de um espetáculo original.

Escolha e estruturação do espetáculo final – tema, linguagem e forma

Divisão de papéis e ensaio dirigido

Ensaios com foco em expressão e ritmo coletivo

Ensaio geral com ajustes técnicos e cênicos

Apresentação final + partilha e reflexão em grupo

TURMA

ADULTOS

(18+ anos)

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – Adultos (18+ anos)


A ACTOR SCHOOL para adultos é um espaço de descoberta, expressão e crescimento pessoal, onde o teatro é utilizado como ferramenta para muito mais do que subir a palco — é um caminho para comunicar melhor, desbloquear o corpo e a mente, e reencontrar o prazer de criar.

Num ambiente seguro, livre de julgamento, trabalhamos com jogos teatrais, improvisação, expressão corporal e vocal, proporcionando experiências que ativam o lado criativo, fortalecem a autoestima e desenvolvem competências interpessoais e profissionais.

 

Objetivos principais:

- Melhorar a comunicação e a presença em público – com exercícios de voz, expressão corporal e improvisação
- Estimular a criatividade e a espontaneidade – explorando o faz-de-conta, o jogo dramático e a criação de personagens
- Reforçar a empatia, escuta e trabalho em grupo – com dinâmicas de confiança, cooperação e partilha
- Desbloquear tensões e promover o bem-estar emocional – através da expressão simbólica e da libertação criativa
- Desenvolver o autoconhecimento e a autenticidade – permitindo a cada participante conhecer-se melhor e confiar na sua voz interior

 

Seja com ou sem experiência anterior, cada adulto é acolhido com respeito, liberdade e incentivo à descoberta.


A
ACTOR SCHOOL é um lugar onde o teatro encontra a vida – e transforma quem o vive.

INSCREVER A TURMA

PROGRAMA ACTOR SCHOOL – Adultos (18+ anos)


Para a Turma dos Adultos (18+ anos), o foco principal pode ter objetivos muito diversos: expressão pessoal, superação de bloqueios, comunicação, desenvolvimento criativo, autoconhecimento ou mesmo iniciação artística. Por isso, o programa combina jogos teatrais, exercícios expressivos, improvisação e criação de forma adaptada à realidade, ritmo e interesses dos participantes.

 

MÓDULO 1: DESBLOQUEIO E CONFIANÇA

Objetivo: Quebrar o gelo, criar grupo e desenvolver escuta e presença.

Apresentações criativas e dinâmicas de confiança

Consciência corporal e respiração – Ritmo, espaço e presença

Exploração vocal – Projeção, articulação, musicalidade da fala

Jogos de escuta e atenção no grupo

Corpo e voz em sintonia – Trabalhos sensoriais e expressivos

 

MÓDULO 2: EXPRESSÃO EMOCIONAL E CRIATIVA

Objetivo: Explorar a expressividade e a imaginação pessoal.

As emoções em cena – Jogos para representar estados emocionais

Improvisar a partir de objetos e memórias

Personagens internas e arquétipos

Criação de pequenas histórias improvisadas

Corpo simbólico – Exploração de movimentos e gestos com significado

 

MÓDULO 3: CRIAÇÃO DE PERSONAGENS

Objetivo: Desenvolver personagens físicas e psicológicas.

Corpo do personagem – Andar, postura, energia

Voz do personagem – Tom, ritmo, intenção

Biografia inventada – Quem é esta pessoa?

Encontro de personagens improváveis

Cena improvisada entre personagens criados

 

MÓDULO 4: JOGOS DE CENA E DRAMATURGIA

Objetivo: Trabalhar textos, relações em cena e estrutura dramática.

Improvisos com regras (sem palavras, só perguntas...)

Trabalhar textos curtos com intenção e subtexto

Criação de cenas a partir de situações reais

Dramaturgia espontânea – escrever e testar em palco

Criação coletiva de uma cena a partir de um tema comum

 

MÓDULO 5: CENA E PRESENÇA EM PALCO

Objetivo: Aprimorar a escuta, o ritmo e o trabalho de palco.

Marcações e movimentação consciente

Silêncio e pausa como elementos dramáticos

Tensão dramática e composição cênica

Coralidade – o grupo como unidade poética

Preparação de cenas para apresentação

 

MÓDULO 6: CRIAÇÃO FINAL E PARTILHA

Objetivo: Aplicar as aprendizagens num processo criativo autónomo.

Escolha do formato de apresentação (cena, instalação, mostra aberta)

Divisão de papéis e ensaios com direção partilhada

Ensaios com feedback e afinação estética

Ensaio geral e preparação do espaço

Apresentação final + partilha/reflexão individual e coletiva

TURMA

SÉNIOR

(60+ anos)

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO – Sénior (60+ anos)


A ACTOR SCHOOL para Séniores é um espaço de valorização pessoal, partilha e expressão através do teatro. Acreditamos que a criatividade não tem idade, e que o palco pode ser um lugar de reencontro com as memórias, com os outros e consigo mesmo.

 

Este programa foi pensado especialmente para pessoas com mais de 60 anos, promovendo o bem-estar emocional, a autoestima, a socialização e a estimulação cognitiva, através de jogos teatrais, expressão corporal, voz e criação de histórias.

 

Objetivos principais:

- Estimular a memória, a atenção e o raciocínio – com exercícios criativos, dinâmicos e divertidos
- Promover a expressão pessoal e emocional – através da palavra, da voz e do movimento
- Fomentar o convívio, a empatia e o espírito de grupo – num ambiente acolhedor e respeitador
- Valorizar a experiência e a identidade de cada participante – criando espaço para contar e transformar histórias
- Reforçar a autoestima e o sentido de utilidade – mostrando que o palco continua a ser um lugar de descoberta e de celebração

 

Com ou sem experiência anterior, todos são bem-vindos. O importante é a vontade de participar, explorar e divertir-se.


Porque o teatro, tal como a vida, se vive com verdade, emoção e partilha.

INSCREVER A TURMA

PROGRAMA ACTOR SCHOOL – Sénior (60+ anos)


Para a Turma Sénior o foco principal é uma forma maravilhosa de promover bem-estar, expressão, memória, autoestima e convivência. Nesta faixa etária, o foco deve ser em atividades acessíveis, estimulantes, respeitadoras do ritmo de cada pessoa e altamente relacionais.

 

MÓDULO 1: BOAS-VINDAS, EXPRESSÃO E RELAÇÃO

Objetivo: Criar grupo, confiança e desbloquear expressão corporal e vocal.

Apresentação e dinâmicas de grupo – Jogos de nomes e de escuta

Corpo em movimento – Alongamentos suaves e ocupação do espaço

Voz e respiração – Exercícios de projeção e dicção simples

Espelho e imitação – Jogo do reflexo corporal e emocional

Jogo das emoções – Expressar sentimentos com rosto, corpo e voz

 

MÓDULO 2: MEMÓRIA E HISTÓRIAS PESSOAIS

Objetivo: Trabalhar a memória afetiva e o valor da experiência de vida.

Objetos com memória – Contar histórias a partir de um objeto simbólico

Viagem ao passado – Teatro de lembranças (infância, escola, trabalho)

Recontar uma história vivida por outro

Construção coletiva de memória – Recriar uma cena da época

Cena do quotidiano antigo – Improvisar um momento da vida

 

MÓDULO 3: IMAGINAÇÃO E FAZ-DE-CONTA

Objetivo: Estimular a fantasia, criatividade e libertação simbólica.

Transformar objetos comuns em algo novo

Improvisação com lugares imaginários – Uma viagem a um mundo diferente

Quem sou eu? – Criar personagens diferentes de si

Improviso livre com adereços

História inventada em grupo – Cada um acrescenta uma parte

 

MÓDULO 4: MOVIMENTO E EXPRESSÃO

Objetivo: Trabalhar o corpo com leveza e expressão rítmica.

Corpo musical – Movimento com diferentes ritmos sonoros

Andar como… – Personagens e emoções através do caminhar

Desenho com o corpo – Criar formas no espaço

Cena sem palavras – Teatro físico e mímica

Coralidade – Movimento em grupo ao som de palavras ou música

 

MÓDULO 5: DRAMATURGIA SIMPLES E INTERPRETAÇÃO

Objetivo: Introduzir o texto e a representação.

Leitura expressiva de poemas ou textos curtos

Improviso com frases dadas

Criação de cena simples com início-meio-fim

Interpretação de cena do quotidiano

Ensaio de mini-cena criada em grupo

 

MÓDULO 6: CELEBRAÇÃO E PARTILHA

Objetivo: Preparar uma apresentação e refletir sobre a experiência.

Escolha do tema final – coletivo

Criação e divisão de papéis

Ensaios com apoio e encorajamento

Apresentação simbólica – Para colegas, família ou mesmo externa

Reflexão e celebração – Partilha, entrega de diplomas e feedback

Candidatura de ESCOLAS e ESPAÇOS CULTURAIS

para inserir a ACTOR SCHOOL nas suas atividades

CANDIDATIRA À ACTOR SCHOOL

OS CAMPOS ASSINALADOS COM (*) SÃO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO

Todas as Entidades que enviem a Candidatura serão contactadas brevemente pela Equipa Responsável do Projeto ACTOR SCHOOL